Em defesa dos sapatos baixos

/
0 Comments

(Audrey Hepburn mostrando como se combina um vestido haute couture com sapatilhas Ferragamo)

           Não é de hoje que os franceses são admirados pela sua culinária, gosto por vinhos e seus grandes monumentos como o Arco do Triunfo e a famosa Torre Eiffel.  Entretanto, acima de tudo, os franceses são admirados- e até invejados- pelo seu relacionamento único e um tanto que luxuoso com moda, especialmente as mulheres francesas.
            A ligação que as francesas tem com o universo fashion é inexplicável para a maioria das outras mulheres. Elas não são exageradas, porém, nem um pouco simples. O estilo descomprometido e extremamente chique e cool- tudo em um mesmo look!- é assunto em muitos livros, sites, blogs e roda de conversa entre o sexo feminino.


(Alexa Chung pode nao ser francesa, mas, assim como elas, a it girl tem um estilo cool descomplicado e sabe montar um look com sapatos baixos para qualquer situação)

            Para muitas mulheres, acertar a fórmula do estilo francês é o mesmo que ganhar na loteria. Por isso, veio como um choque a notícia que, durante o Festival de Cannes- que ocorreu mes passado- tenha sido banido a entrada de mulheres no tapete vermelho que usassem sapatilhas ou qualquer sapato sem salto- mas especificamente na premiere do filme “Carol”. Quer dizer, como isso poderia ocorrer na terra de Marie Antoinette?


(Celebridades que ousaram no tapete vermelho de Cannes- edições passadas- e optaram por sandálias rasteiras: Karlie Kloss de Chanel- esquerda- Uma Thurman também de Chanel- centro- e Elizabeth Olsen de The Row- direita)

            É difícil defender esse caso quando ele está diretamente conectado com a moda. Na moda, teoricamente, somos livres para criarmos a nossa própria imagem, mesmo se isso signifique quebrar as regras. E isso, de certa maneira, nao é ser genuinamente frances(a)? Afinal, as francesas rompem com os novos padrões fashion estipulados em nome de manter o seu estilo intacto.
            Nada contra os sapatos de salto alto. Afinal, eles dao um ar sedutor a postura feminina e elevam qualquer look. Entretanto, como a prórpria atriz Emily Blunt havia falado quando soube do ocorrido: “É desapontante, porém, de qualquer modo, prefiro meu Converse”.  Em outras palavras: meu estilo é assim, entao aprendam a lidar com ele ou entao olhe para o outro lado!           


(Mulheres como Kristen Stewart, Sophia Copola e Mary Kate e Ashley Olsen tem estilos únicos e marcantes. Elas nao abrem mao de se manter fiel a ele e sua essencia, nao importando a ocasião. As gêmeas Olsen mostraram mais uma vez porque sao consideradas trendsetters ao usarem sapatos baixos no 2015 CFDA Awards- o Oscar da Moda)

            A moda é feita de escolhas, e muitas delas feitas veio a partir da decisão de um frances(a) em mudar as regras do mundo fashion que estavam se tornando antiquadas. Coco Chanel introduziu o blazer tweed para as mulheres e Yves Saint Laurent apresentou o Le Smoking como uma alternativa chique e cool ao vestido preto básico. Nao estaria na hora de mulheres terem o direito de usar sapatos baixos em eventos black tie- ou em qualquer outra situaçao que quiser- e as franceses perceberam que nao é porque seu estilo é adimirado que isso significa que podem ditar as regras da moda. Afinal, nao foram eles que estipularam que a as regras da moda foram feitas para serem quebradas?


(Até Marie Antoinette se rendeu ao Converse- ou mais ou menos isso: cena do filme "Marie Antoinette", dirigido por Sophia Coppola em 2006)


You may also like

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive