#FlashBackFriday: Coco Chanel e o seu legado

/
0 Comments

("In order to be irreplaceable, one must always be different"- Coco Chanel)

       Ontem, uma das estilistas mais aclamada, polemica, revolucionária e amada no mundo da moda estaria fazendo -nada mais, nada menos- que 132 anos (!!!). 
        Ambiciosa e determinada , a estilista francesa nao se contentava em fazer o seu papel de mulher indefesa  imposto pela sociedade durante o final do século XIX, início e meado do século XX- que, pessoalmente, acredito que ainda exista de certa forma. Chanel era uma mulher de personalidade forte e que fazia suas própria regras. Insatisfeita com o que a moda feminina tinha a oferecer (que apresentava espartilhos apertados e roupas muito desconfortáveis) a estilista criou o que seria a primeira versao do blazer no guarda-roupa feminino: o casaco tweed. Chanel introduziu um estilo mais esportivo - mas sempre extremamente chique e feminino- para as mulheres durante o pós- guerra e que até hoje é muito admirado (e copiado). 
        É difícil nao pensar na marca Chanel e nao lembrar de peças iconicas da marca, como a bolsa 2.55, o famoso tecido tweed- que foi do blazer para as sais e vestidos - e até o perfume Chanel No. 5, escolhido por ninguém menos que Marilyn Monroe como seu preferido. Porém, é mais fácil ainda associar a marca com o sentimento de ambição e rebeldia, instaurado- de forma inconsciente (?)- por sua matriarca.    
       Acho que o estrondoso sucesso da Chanel se dá pela fato de que a estilista francesa tinha uma energia contagiante e acreditava que a moda era um fator decisivo na transformação da identidade das mulheres dentro da sociedade- bastava elas acreditarem que era possível mudar o seu papel dentro dela. Coco Chanel nos apresentou uma nova forma de ver e comprar no mercado de luxo, entretanto, acima de tudo, ela nos deu a liberdade (me refiro principalmente, a nós, mulheres) de escolher quem queremos ser, como queremos nos portar, e, é claro; o que queremos vestir. 


(Linda Evangelista em um Chanel add circa anos 1980)
*Moschino x Jeremy Scottx Katy Perry add Fall 2015 feelings .


(Naomi Campbell desfilando para a marca em 1989)


(Sex and the City e sua constante menção á marcas)

        O sucesso da marca de Chanel atravesso as décadas, sendo, hoje, considerada uma das casas de alta costura mais famosas- se nao, a mais famosa- no meio fashion. Karl Lagerfeld assumiu o posto de Coco Chanel em 1983, coletando, ao longo de um pouco mais de tres décadas, muitas seguidoras (os) fashions (incluindo muitos extremamente famosos - Hello, Hollywood!) que idolatram tudo o que o kaiser produz para a grife francesa. Quem pensa que o seu círculo social recheado de luxo e glamour for escolhido ao acaso, engana-se profundamente. Lagerfeld escolheu amigos de prestígio no mundo do entretenimento e que tem uma visao diferenciada sobre o mundo. É difícil nao relacionar os colírios do kaiser com a essência rebelde e energética de Coco Chanel. Se duvidar, é só prestar bem atenção nas personalidades das musas do estilista, como Cara Delevingne, Kristen Stewart, Florence Welch (Florence and the Machine <3), Keira Knightley e até Ines Fressange. Todas sao mulheres fortes que nao se deixam passar despercebida. Coincidência? Será mesmo?


(Kate Moss)


(Uma das musas queridinhas -e uma das mais antigas- de Karl Lagerfeld- sucessor de Coco Chanel- a atriz e cantora francesa, Vanessa Paradis)

           

(Kristen Stewart)


(Dakota Johnson, uma das mais recentes musas do kaiser, no Met Gala deste ano)


(Chloe Grace Moretz no Festival de Cinema de Cannes 2014)


(Kristen Dunst)


(Julianne Moore com um Chanel feito exclusivamente para ela no Oscar de 2015)


(Keira Knightley no Festival de Cinema de Toronto 2014)


(Diane Kruger no Met Gala 2015)


(Blake Lively no Festival de Cinema de Cannes 2014)


(Karl Lagerfeld, responsável por manter o legado e a essência de Coco Chanel vivos )


You may also like

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive