#FlashBackFriday: Glam Rock e Ziggy Stadust (David Bowie x Saint Laurent Spring 2015

/
0 Comments
Tem certos elementos que tornam uma tendência característica. O estilo hippe/woodstock/boho é marcado por vestidos soltos estampados (estampas psicodélicas, floral, etc) e cheios de cores, acessórios com franjas, óculos redondos grandes e a famosa head band. O punk rock é marcado pelo couro (muito couro), cabelões –extremamente- volumosos e fora de controle e maquiagem excessiva (tanto em homens- roqueiros vida louca- e mulheres). São essas características únicas que tornam uma tendência, hoje, fácil de ser identificada. Por exemplo, quando alguém diz : “Essa tendência com pegada dos anos 1960”, é porque se trata de algo que esta na moda HOJE mas traz elementos relevantes da moda de alguma época no passado.
Por isso que não é surpresa nenhuma que o meus pensamentos tenham gritado: “GLAM ROCK, DAVID BOWIE, ZIGGY STARDUST” no momento que eu vi pela primeira vez a coleção de Primavera/Verão 2015 Ready-to-Wear da maison Saint Laurent. Entre os boás de plumas brancos e vermelhos, vestidos de paetês e sapatos de plataforma extremamente altos, a coleção da Saint Laurent parecia ter saído diretamente de um clipe do pseudônimo de David Bowie, Ziggy Stardust, nos anos 1970, para as passarelas de Paris, em 2014.


O Glam Rock foi um estilo que marcou a década de 1970, principalmente na Grã-Bretanha. Esse movimento cultural era um antídoto á autoridade econômica da época.
O que marcou esse estilo foi a teatralidade e excentricidade dos trajes. Os looks do Glam Rock continham lantejoulas, variações de collants justos e eram extremamente exuberantes. Os principais ícones desse movimento eram Elton John e Marc Boban, que usava figurinos elaborados e exagerados em suas apresentações.
Esse movimento também criou uma androginia muito provocadora, e tinha David Bowie como seu principal representante. 


Com a ideia de criar um ”ícone” para a androginia do Glam Rock, David Bowie decidiu ir muito além e criar uma outra persona, que ia muito além de sua personalidade já conhecida pelo público. O cantor, então, apresentou seu alter ego andrógino em 1972, Ziggy Stadust á cena do Glam Rock.


(Lady Gaga who?)

 Ziggy Stardust era exagerado da cabeça aos pés. Seu visual incluía botas de plataforma altas, vestidos all-in-one, seu cabelo cortado no estilo mullet e tingido e muito pintura facial e corporal. O cantor ainda contou com a ajuda do estilista conceitual da época, Kansai Yamamoto, para criar o look ideal do personagem andrógino provocante.


As plataformas exageradamente grandes  vistas nos pés de Ziggy Stardust e de muitos outros músicos adeptos ao movimento foram criadas pelo britânico Terry de Havilland, que era o designer queridinho do Glam Rock.


Os desenhos exuberantes e pesadões de Terry  eram produzidos de pele de cobra /tingida com aplique de flores e faixa de arco-íris, sendo usados por homens e mulheres (afinal, estamos falando de uma moda andrógina).
Outras butiques britânicas (Mr. Freedom, Alkasura e Biba, essa última sendo a mais famosa) ajudaram a disseminar o estilo Glam Rock com um mix eclético de encharpes de plumas, coletes elaborados, hot pants de cetim, blusões lantejoulados, etc.
Como tudo na vida, aos poucos esse estilo foi se apagando com a entrada de novas tendências, como a discoteca, que explodiria na década seguinte, dessa vez nos EUA.
Claro, a tendência Glam Rock esfriou mas nunca desapareceu por completa no mundo da moda, só estava esperando a hora certa de reaparecer




You may also like

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive