Por que estamos tao encantados com os anos 1960 e 1970?

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A semana de moda chegou ao fim ontem em Paris, e para mim, é agora que a parte divertida começa. A maior parte das pessoas deve amar os fashions weeks mundo afora devido a quantidade exorbitante de “fashion victims”, “fashion followers” e alguns “trend setters” que temos para copiar  nos inspirar.
De fato, o street style esta quase tão popular (se não no mesmo patamar) que o desfile de moda em si. Fashionistas se aglomeram na frente dos espaços onde ocorrerá os desfiles com suas “melhores” roupas, desesperados para serem clicados pelos “paparazzi do street style” e acabar em algum site ou blog de moda. A grande vitória, contudo, será  se essa foto acabar como "look de inspiração” em alguma  revista de moda ou canal de moda online de prestígio.
   Há diversos desfiles que ocorrem simultaneamente nessas semanas, indo dos estilistas recém introduzidos no universo fashion até as maisons mais tradicionais. Ao meu ver, quando uma marca tem um grande poder de influencia sobre as pessoas, ela vai muito além do produto, e podemos ver o resultado de forma clara na frente do desfile de certas marcas/maison.
Pegamos a Chanel e a Valentino por exemplo. As fashionistas se vestem com suas melhores roupas (as mais chiques!), como se precisassem mostrar que merecem estar lá. Não é apenas mostrar que tem uma bolsa da marca, é vestir a identidade dela, ou a última tendência que ela apresentou. Ser convidada para o desfile da Chanel, por exemplo, é, para muitos, o mesmo que ser convidada para o Oscar (oi, sonho <3).
É engraçado que esse poder de influencia pode fazer com que o estilista consiga, através da moda, mandar para o mundo a opinião que tem sobre ele. O melhor de tudo? É tão inconsciente, que ninguém se ofende, fica na dúvida ou defende o que o estilista está falando. Por que? Porque através da moda, tudo fica mais bonito, dá identidade para aquela mensagem, mesmo ninguém sabendo que há uma para ser decifrada.
Agora, por que raios eu estou falando isso? Porque eu consegui notar com muita clareza uma tendência que as muitas marcas resolveram adotar: as décadas de 1960/1970. Sim, décadas. Claro, com alguns elementos aqui e ali característicos da época, mas eles estão lá.
Ainda estou tentando captar qual o significado por trás. As duas décadas foram marcadas por muitos protestos, jovens cercados de opiniões positivas e com um sonho de viajar e fugir da realidade, que é cercada de pessoas opressoras e controladoras. As décadas de 1960/10970 foram épocas de liberdade, experimentação e muita festa. Houve muitas brigas também, mas tudo por uma causa, defendendo direitos e com o sonho de viver em uma sociedade unificada. E para mim parece que estamos tentando voltar no tempo, e não apenas através da moda.


(Chanel Spring 2014 Ready-to-wear)


(Valentino Spring 2015 Ready-to-wear)


(Stella McCartney Spring 2015 Ready-to-wear)


(Chloé Spring 2015 Ready-to-wear)


(Saint Laurent Spring 2015 Ready-to-wear)


(Sonia Rykiel Spring 2015 Ready-to-wear)


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