Vestido de noiva- tradição ou moda?

/
0 Comments

            Tenho um sentimento meio ambíguo em relação ao início do ano: adoro porque a cidade fica literalmente vazia e odeio porque a cidade fica literalmente vazia. Como não moro em uma cidade propriamente turística, o fluxo de pessoas que vem para Porto Alegre não é muito intenso, e no final de ano é mais comum as pessoas saírem da cidade. Uma outra coisa da qual não gosto é a falta de assunto nos site de gossip americanos (minha alma fofoqueira se esvazia com a falta de fofocas haha), as celebridades viajam e não há um tapete vermelho que preste (só os de Las Vegas na virada do ano, mas desde que a mais famosa das Kardashians- aka Kim Kardashian – virou mãe e moça compromissada, largou dessa vida e até esses eventos ficaram sem graça, sem muitas subcelebridades haha). Mas de vez em quando algo sempre aparece e eu fico sossegada haha.
Esse ano não foi diferente, na virado do ano, a atriz Kaley Cuoco (a famosa Penny do The Big Bang Theory) casou com o tenista Ryan Sweeting, após 3 meses de namoro (e 1 de noivado). Para mim, até depois de ler a notícia, o que mais chamou a atenção foi a velocidade com o que os dois subiram a altar. Eu sei, cada um vê o amor de uma forma. A atriz Diane Kruger e o ator Joshua Jackson, por exemplo, namora há quase oito anos e ambos já afirmaram que casamento é algo só no papel, que se não for casados no coração não adianta nada e blá blá blá. Por isso, cada um sabe o que é melhor para si. Mas mesmo, assim, se lá,  três meses É MUITO RÁPIDO. Apenas a minha humilde opinião.


(Kaley Cuoco, Ryan Sweeting e o MUITO falado vestido Vera Wang)

Bom, tirando tudo isso, não demorou muito para as fotos do casamento relâmpago aparecer (obrigada Instagram de todos os dias) e revelar o que a noiva estava usando. As fotos mostram uma Kaley com cabelos soltos e um sorriso muito sincero estampado em seu rosto, de fazer as qualquer romântico assumido (EU. Admito!) se arrepiar.  Mas não foi o sorriso da atriz que roubou a foto, mas sim a cor de seu vestido. Kaley casou em um Vera Wang rosa (pausa dramática -?-) e foi ai que a internet explodiu.  Alguns portais na internet (brasileiros, em sua maioria- pelo menos os que eu li e me informei) chamaram a escolha da cor do vestido da atriz de polemica (oi?). A maioria das pessoas que comentaram via face e instagram discordavam com a polemica e não entendiam (que nem eu) o porque de tanto burburinho em torno do vestido.


(A atriz Jessica Biel e o cantor Justin Timberlake casaram em 2012. Seu Giambattista Valli rosa nao ganhou a mesma polêmica que o vestido de Kaley Cuoco)

O vestido em si tem um design bem simples e conhecido. É um vestido princesa tomara que caia (o decote, acho eu, chama-se decote coração), usando muito não só entre as noivas mas também em celebridades em tapetes vermelhos mais glamorosos (Globo de Ouro, Oscar, etc).
Acabei, mais uma vez, me interessando no assunto. Casamento é algo muito presente na vida das mulheres. Desde que possamos nos lembrar, sonhamos com o dia de nosso casamento. A ideia do príncipe encantado (o homem ideal) é transmitida para nós através de desenhos infantis da Disney, todos estrelados por princesas, é claro. Todas nós sonhamos em ser um dia uma Cinderela, ter o nosso momento mágico e viver felizes para sempre.
Mas ai que vem a questão. Casamento é tradição, muito antigo por sinal, e certas coisas não podemos deixar passar barato. Questões me vieram a cabeça como de onde veio a tradição dos vestidos de noiva? Sempre foi branco? Porque ele se tornou um símbolo tão marcante na vida das mulheres? Vamos descobrir?
Por mais que para fomos criadas (pelo menos no Brasil e nos filmes americanos haha) acreditando que o vestido de noiva é branco e não se discute com isso, é interessante saber que sim, existe outras cores de vestido de noivas, que variam conforme a cultura e religião ao qual a noiva pertence (o mesmo valendo para o estilo de vestido). Casamento, para muitos povos, tem uma visão muito mais comercial do que romântica, servindo apenas para firmar acordo entre famílias Por essa razão, os vestidos de noiva precisavam ser suntuosos e  luxuosos, mostrando o poder da família da noiva (nesse caso, a cor do vestido não importava).
Entretanto, algumas cores em especial eram usadas para a celebração. Na Idade Média (entre 476 d.C e 1453 d.C) e em culturas diferentes, como o Japão, Índia e China, usar a cor vermelha era comum. O preto predominou na alta Renascença (século XVI) e durante o período Barroco (final do século XVI até meados do século XVIII) graças ao desbravamento da Espanha e sua conquista a outros povos. O preto representava o respeito da noiva diante de uma sociedade extremamente religiosa.


(Traje de noiva tradicional chines)

Agora, vem o mais interessante (pelo menos para euzinha aqui!), ninguém sabe exatamente sobre a origem do vestido de noiva branco. Existem algumas histórias, que se destacam devido a popularidade de quem usou o idolatrado vestido branco:

-Uma das história é a da Rainha Mary Stuart, da Escócia, que aderiu ao branco no seu casamento no século XVI. Uma das explicação dadas pelo escolha inusitada (na época, já que o branco era usado apenas em roupas de baixo e lençóis- para mostrar quando estava sujo) foi devido a uma homenagem de Mary á família de sua mãe (família Geleise) que tinha a cor branca no brasão;


(Mary Stuart no dia de seu casamento)

-Outro relato foi do casamento de Maria de Médici, da França (século XVII). A moça de origem italiana causou um escândalo na corte francesa ao não apenas casar de branco, mas por usar um vestido extremamente revelador, mostrando o busto e suas curvas (as mulheres se casavam em cores escuras e com vestidos fechados até o pescoço). Michelangelo atribuiu a cor branca do vestido a pureza da Maria , que tinha apenas 14 anos na época.
-E por último, e talvez a mais famosa história é a da Rainha Victoria, da Inglaterra, século XIX. Talvez o mais famoso dessa história não seja o vestido em si, mas sim a história pura de amor entre Victória e o príncipe Albert. A Rainha era apaixonada por Albert, foi ela inclusive quem o pediu em casamento (you go girl!). Dizem que esse foi o motivo da escolha do branco, a pureza do amor (ouun). No final, graças a ela, a “tendência“ do vestido de noiva branco se popularizou.


(O vestido que comprova o amor da Rainha Victoria pelo príncipe Albert)

Hoje, podemos citar diversas mulheres que ousaram na hora da escolha do seu vestido de noiva, seja pela cor ou estilo. Quem não lembra do SUPER famoso vestido de noiva da princesa Diana? Ou da ousadia da cantora americana Gwen Stefani com o seu Dior degrade? A lista não para. Não é de hoje que nós mulheres polemizamos haha!


(A dançaria burlesca Dita Von Teese (E) e Gwen Stefani (D) mostrando que tem estilo e personalidade até na hora do casamento)


You may also like

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive