O Oscar e o seu glamour passageiro (e um pouco de história!)

/
0 Comments



(De 1949 á 1959 o Teatro Pantage foi a "casa" da cerimonia do Oscar)

Acho que já devo ter tido umas mil vezes aqui como eu amo essa temporada de premiações do cinema. Como já tinha dito, não sei exatamente o que me deixa mais animada, o tapete vermelho ou a cerimonia; ou um combinado dos dois (mas acho que é o tapete vermelho haha).
O Oscar, criado em 11 de maio de 1927, é a premiação do cinema mais antiga, inspirando a criação de muitas outras, como o Globo de Ouro e o Emmy. Por essa razão, todas as premiações que antecedem o Oscar são consideradas prévias do que acontecerá na cerimonia, que é a última dessa temporada.
A sua primeira entrega aconteceu em 18 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt, em Hollywood. Nessa premiação, foram honrados as realizações cinematográficas de 1927 e 1928. Ironicamente, a primeira transmissão televisionada em âmbito internacional aconteceu no mesmo ano em que o homem pisou na lua, em 1969 (eu achei interessante haha).

(Os vestidos usados pelas ganhadoras do Oscar de melhor atriz de 1929- sua primeira edição- até 1960)

O premio, que é entregue anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acontece desde 2001 no Kodak Theater. Preciso aqui comentar algo que meio que me decepcionou sobre a cerimonia do Oscar, relacionadas ao Teatro Kodak.


(O Teatro Kodak Dolby se transforma para a entrega do Oscar, nao há nem sinal de lojas ou da Hollywood Boulevard)

Em 2010 fiz a minha primeira viagem para a Califórnia, e, é claro, tive que bancar a turista desesperada em conhecer tudo. Afinal, era minha primeira vez em Los Angeles e PRECISAVA ver lugares muito clichês, como a calçada da fama, o letreiro de Hollywood e, óbvio, o teatro Kodak Dolby.
Para quem não sabe, o Teatro Dolby foi construído em 2001 e patrocinado pela Kodak, que pagou U$75 milhões para ter seu nome associado  a academia (em 2012 o teatro foi rebatizado de Dolby). Desde 2002 se tornou o local no qual o Oscar é apresentado.
Entretanto, a ideia que eu me depararia com um enorme e imponente TEATRO, foi logo destruída, quando descobri que, na realidade, o Teatro Dolby é também um shopping. Entre lojas da Victoria’s Secret, Guess e Coach, se encontra uma SALA de espetáculos, e é ali que acontece a cerimonia. No resto do ano, ele é usado para outras apresentações, como ópera, concertos, homenagens e até desfiles de moda. Quem iria imagina, não é?


(Como o Teatro Dolby realmente é em seus dias "comuns". Sem o glamour do cinema Hollywoodiano, está mais para um shopping comum como um teatro imponente)

Foi naquele dia que eu percebi que, assim como no cinema, onde criamos o que queremos  e apenas nos focamos naquilo que é mais belo e lindo ou que pode nos chocar, o mesmo pode ser dito da entrega dos prêmios mais importantes desse ramo.
Acho que o meu desapontamento esta relacionado a dura realidade, que o glamour de Hollywood é apenas uma mera ilusão. Mesmo assim, nao posso não deixar de olhar a cerimonia, acho ela linda e preciso admitir, me arrepio hahah. Além do mais, quando um cerimonia conta  com vencedores como Audrey Hepburn e Jack Nicholson, who cares, right?


(Audrey Hepburn ganhou o Oscar de melhor atriz em 1954 pelo seu papel em a Princesa e o Plebeu. Esse seu vestido lady like é simplesmente lindo <3 Muito Audrey Hepburn )

Além disso, não é por isso que vamos no cinema? Para sair um pouco da nossa realidade e sonhar um pouco, e quem sabe, abrir nossa imaginação e deixar nossa mente viajar? O mesmo também podemos dizer da moda, não é (Ai, como eu to inspirada hoje haha)?
Muitas polemicas cercam o Oscar. Muitas pessoas discutem o porque de certos atores serem nominados e outros não, chegando a argumentar que a premiação é o mesmo que um concurso de popularidade. Na realidade, em parte, faz até sentido.


(Julia Roberts ganhou o Oscar de melhor atriz por sua atuação como a sofredora Erin brockovich.  Usando um Valentino LINDO, que entrou para a história, fez um discurso super longo e mostrou porque todos amam e esperam ansiosos pelo Oscar: para ver as celebridades em vestidos super $$$$$ ese descabelarem quando ganham o Oscar- e ai que o glamour acaba e vemos que sao pessoas comuns)

Os vencedores são escolhidos por um colégio de mais de 5. 800 membros da academia, de diversas nacionalidades. Mas, com tantos membro e diversos filmes sendo exibidos no período de um ano, como que um filme se destaca do outro? Originalidade, roteiro bom e atores profissionais, claro. Entretanto, sem divulgação, o filme não é nada (a não ser que seja dirigido por Steve Spilberg e tenha Leonardo DiCaprio no elenco haha).
Para mim, no final, o melhor do Oscar, além das vestidos haute couture (quem nao lembra do Valentino de Julia Roberts? Ou do Balenciaga de Nicole Kidman?AMAZING!), e ver a felicidade de todos ali. Não importa se irão ganhar ou não, é possível ver o quão felizes estão em fazer parte dessa cerimonia, com um sentimento de vitória estampado no rosto. 
 Vamos também ser bem sinceros, hoje o street style tem muito mais relevancia que o haute couture (como eu falei no post anterior), por isso que cada ano os responsáveis pela premiaçao fazem de tudo para atrair o público jovem, está menos interessado no assunto. 
Sim, o glamour do Oscar é passageiro. No final da cerimonia vestido e jóias precisam ser devolvidos e champagnes começam a ser servidos (bem ao estilo do que vemos no programa da Rachel Zoe). Para meros mortais que nem eu, o melhor de ver a cerimonia é imaginar que um dia poderemos passar pelo mesmo glamour. Ali, naquele momento, é a nossa chance de sonhar, mesmo se for por algumas horas.
Entao, que venha mais uma edição do Oscars, Nao farei nehuma previsão porque errei FEIO no Globo de Ouro, Só duas coisas que tenha quase certeza: Jennifer Lawrence estará usando Dior e Cate Blanchet será, mais uma vez, a diva suprema da noite. 


(É por causa de momentos como esse que eu amo a cerimonia. Jack Nicholson dando uma "checada" na linda Jennifer Lawrence, de Dior, é claro. E que venha domingo! #teamjenniferlawrence haha)


You may also like

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive