Semana Audrey Hepburn: a diva que virou ícone fashion através do cinema- "A princesa e o plebeu" ("Roman Holiday")

/
0 Comments
Com toda aquela história do baile do Met semana passada, esqueci totalmente que no domingo (04/05), um dia antes da super festa, havia sido aniversário de uma das maiores divas do cinema hollywoodiano e ícone fashion mundial, a atriz belga Audrey Hepburn. Mesmo fazendo mais de uma semana da data, depois de muito ler sobre sua vida e carreira, achei que não podia deixar de falar dessa musa.
Hoje, se estivesse viva, Audrey faria 85 anos. Infelizmente, a atriz faleceu em 20 de janeiro de 1993 (e lá se vão mais de 20 anos!), vítima de câncer de apêndice. Entretanto, sua partida foi apenas física, pois, a atriz segura até os dias atuais o status de uma das maiores estrelas de Hollywood de todos os tempos.


Vemos (pelo menos eu vejo haha) em diversos lugares a imagem de Audrey. Todos, ou pelo menos quase todos, lembram dela em seu papel como Holly Golightly, personagem do super-mega famoso filme “Bonequinha de Luxo”(“Breakfast at Tiffanys”). Percebo que muitos (talvez aqueles menos informados ou interessados no mundo do cinema/moda) se baseiam nesse filme para afirmar Hepburn como ícone fashion. Na realidade, quando Audrey foi escalada para a Bonequinha de Luxo, sua imagem de excelente atriz e diva no mundo da moda já havia sido estabelecida no início da década e 1950 (o filme é de 1961), entretanto, esse papel foi responsável por estabelecer Audrey como lenda do cinema e da moda.


Graças a internet, as atrizes não precisam fazer filmes de sucesso ou ter a sorte de trabalhar com um talentoso costume designer para ser notada no circuito de moda internacional. Audrey, ao contrário, deve muito á ambos por sua fama (e mais um terceiro).
Por isso, ao invés de fazer apenas um post sobre Audrey e seu estilo, resolvi desenvolver quatro posts sobre os principais filmes de Audrey que foram influentes para a criação da imagem de Hepburn como atriz e fashionista.
Então, nada mais justo que começar pelo começo.
Começo falando sobre o filme “A princesa e o plebeu”(“Roman Holiday”). Embora não seja o primeiro filme da atriz, ele foi responsável por fazer sua carreira deslanchar, ou melhor, a responsável pelo styling da produção, Edith Head.
No filme, a personagem da atriz, a Princesa Ann vive uma vida entediada em seu palácio, decide então ir para Roma, com a intenção de viver aventuras anonimamente. Lá ela se envolve com um repórter, que inicialmente pretendia se aproveitar da situação e desmascara-la, entretanto, como em qualquer bom filme romântico, o rapaz se apaixona e acaba desistindo de entregar a amada.
Audrey começa o filme carregada de joias e com um corte comprido de cabelos. Como o seu primeiro ato de rebeldia, corta suas longas madeixas e coloca em exibição as suas tão cobiçadas sobrancelhas e estrutura facial de dar inveja.


Claro, Edtih não foi responsável por criar a beleza de Audrey, que é delicada por natureza, porém, soube muito bem como brincar com seu corpo mignon e com poucas curvas, algo que foi crucial para a personagem. A stylist e estilista soube como dar corpo para o tipo físico “boyish” de Audrey, colocando-a em seus modelitos exclusivos, como shorts e sais de cintura alta e camisas de manga curta, tudo combinado com um lenço delicadamente amarrado no pescoço.



Este filme tornou Audrey uma estrela,  deu a ela um Oscar e a colocou no “mapa” de Hollywood. Porém, Edith Head fez muito mais ao dar a Hepburn a imagem de uma mulher com estilo clássico e descomplicado, cobiçado por todas aquelas mulheres que já estavam cansadas do excesso de glamour vendido por atrizes como Marylin Monroe e Elizabeth Taylor. A estilista, sem dúvida foi responsável por inserir a atriz no mundo da moda, mas, foi Audrey quem deu continuidade a ele.


A atriz realmente se apegou ao estilo mais simples, adotando looks mais confortáveis e que se adequassem ao seu tipo físico. Em “A princesa e o plebeu”, Edtih Head ainda era soberana, sendo uma das costumes designer mais veneradas de Hollywood, porém, a sua próxima parceira com Hepburn mudou essa história.


You may also like

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive