Semana Audrey Hepburn: a diva que virou ícone fashion através do cinema- "Sabrina"

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O filme seguinte de Audrey Hepburn, de 1954, com certeza ficou marcado na história do cinema e da moda como o início de uma das mais duradouras parcerias que Hollywood já teve e que, marcou também o universo da moda.
O filme “Sabrina”, estrelado por Audrey, ainda contava com Edith Head como costume designer da produção, chegando, inclusive a ganhar um Oscar de “Melhor figurino em preto e branco” pelo seu trabalho. Porém, a importância de Edith no filme havia diminuído muito neste filme, graças a influencia de estrela de Audrey. A atriz pediu para o diretor Billy Wilder, que a transformação “fashion” de sua personagem, que ocorre em Paris, fosse 100% realista, ou seja, desejava um estilista parisiense como provedor das novas roupas de Sabrina.


No filme, Sabrina é uma moça de estilo “Tomboy”, filha de um motorista que trabalha para a poderosa família Larrabee. Ela tem uma grande paixonite por um dos filhos da família, o playboy Daivid. Para evitar que sua filha se envolva com o malandro, o pai de Sabrina a manda para Paris para estudar culinária. Lá ela não só aprende a arte da cozinha, como também descobre um mundo totalmente novo, o Haute Couture.


Vivendo na capital da moda, Sabrina larga o seu estilo mais despojado para adotar uma identidade mais “lady like”. Quando retorna para Long Island, depois de dois anos, não a ninguém que não note o seu novo visual. Transformado dos pés a cabeça, vestindo Givenchy e de cabelos curtos, Sabrina finalmente consegue a atenção de Daivid, que iniciam um romance. Com medo que esse envolvimento prejudique os negócios da família, o irmão mais velho do playboy, o empresário Linus Larrabee, decide intervir no relacionamento, Entretanto, como em qualquer comédia romântica, o irmão empresário também se apaixona pela moça.


Como no início do filme Sabrina ainda é apenas uma simples garota americana, cheia de sonhos, mas sem conhecer muitas coisas, o seu guarda-roupa é mais simples. A maior parte das roupas usadas por Hepburn no início do filme, como uma jardineira estampada, são de Edtih Head. Entretanto, no momento em que a personagem Sabrina vai para Paris, a importância de Head e de seus modelitos diminui bruscamente.


Incentivada pela sua mulher, que também se chamava Audrey, o diretor instrui Edtih a apresentar Hepburn a estilistas de Paris. Relutante, a costume designer manda Hepburn para a cidade luz conhecer Christobal Balenciaga, um dos maiores estilista de Haute Couture da época. O que acontece a seguir se tornou uma das histórias mais contadas no cenário fashion e do cinema de Hollywood, porque, quando a atriz chega a França, Balenciaga a manda para conhecer seu prodígio mais valioso, Hupert de Givenchy.


Porém, Givenchy estava esperando uma outra Hepburn: Katherine. Quando a Hepburn errada aparece em seu atelier usando uma T-shirt, calça de cintura alta e com um daqueles chapéus que os turistas adoram usar (tipo um “bucket hat”), vamos apenas dizer que ele não estava muito impressionado com a primeira impressão que teve da atriz. Mas, como aconteceu com todo mundo que a conheceu, a atriz logo conquistou o estilistas, marcando o início do que seria uma longa amizade e incrível parceria entre musa e criador.
Quando Sabrina retorna de Paris usando um lindo vestido branco de gala tomara que caia bordado feito por Givenchy, conquistou não apenas os homens na ficção, como uma enorme plateia de homens e mulheres do outro lado da tela. Convenhamos, foi a partir desse ponto que o Oscar de Melhor Figurino em preto e branco estava garantido.


Edtih Head foi a vencedora do Oscar, embora não ter tido muita participação no filme como Hupert de Givenchy teve. O que fez do filme vencedor foi a cumplicidade do estilista com Audrey, que não apenas a vestia, mas como também compreendia e entendia sua personalidade.
Como um bom cavalheiro, Hupert nunca reivindicou de Head o Oscar, é claro. Edith, aliás, nunca chegou a admitir com todas as letras que seu papel foi secundário no filme, embora já tenha afirmado que: “Audrey tem um excelente gosto, ela mesmo podia ser designer.” Essa é a sua maneira de admitir que Givenchy foi um vencedor porque não estava vestindo Sabrina, e sim Hepburn.


Aliás, como veremos mais tarde, cada filme que Audrey fez com Givenchy, pode-se perceber que ele estava vestindo a atriz em combinação com sua personagem, nunca trabalhando com elas de forma separada.  O estilista soube trabalhar com o corpo sem curvas da atriz e ela soube encontrar uma maneira de exibir o seu estilo pessoal em cada personagem sua. Juntos, eles descobriram um estilo que era todo de Audrey.


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